• Clínica Profemina

O que você deve saber sobre Câncer de Mama

O que é?

É o nome dado aos tumores malignos que comprometem as mamas e são dos mais variados tipos.

Segundo o INCA em 2019 tivemos 59.700 novos casos de câncer de mama.

(Vale ressaltar que meninos também podem ter câncer de mama).

Como lidar?

Não há nenhuma forma para evitar o câncer de mama, mas, podemos sim fazer o diagnóstico precoce desta doença, que pode ocorrer por um um simples autoexame (AEM).

Formas de detectar

• O exame clínico das mamas (ECM) pode detectar tumores até 1 cm.

• Mamografia de alta resolução (MGR) e ou mamografia digital detecta lesões milimétricas.

• Ressonância magnética das mamas é a rainha dos exames, com excelente poder de resolução das lesões e ou temos a punção aspirativa com agulha que pode ser guiada por ultrassonografia feita no próprio consultório médico com precisão diagnóstica e com exame histopatológico dando um diagnóstico preciso.

E agora, Dr.?

Quando detectamos, diagnosticamos precocemente o tumor maligno na mama facilitamos o tratamento e a cura da doença. Meninas faça sempre os seus exames ginecológicos completos, ao menos uma vez ao ano.

Aconselhamos também fazer o auto exame pelo menos 1 vez por semana preferencialmente no banho.

Os principais sintomas

Os principais sintomas são aparecimento do tumor (mais ou menos 70%) acompanhado de retração (aspecto de casca de laranja da pele), abaulamento, ulcerações, descarga papilar sanguinolenta, a dor não é fator importante, podendo ter ou não aparecimento de pequenos nódulos nas axilas (gânglios).

Este tipo de câncer pode disseminar para ossos, pulmões, fígado e cérebro através das vias linfáticas e hematogênicas (sangue).

O tratamento pode ser cirúrgico radical ou conservador, acompanhado de radioterapia e ou quimioterapia.

Alerta

Nem todo caroço nos seios é câncer, mas caso você ache um no seu auto exame, procure imediatamente seu ginecologista para uma avaliação.

Vou ficando por aqui,

Beijos e abraços.